WHAT'S NEW?
Loading...

Morre aos 95 Setsuko Hara, Lenda da TV Japonesa

Mais conhecida por seu trabalho em Era uma Vez em Tóquio, Clássico de Yasujiro Ozu, a atriz já vivia em recluso por mais de quatro décadas e morreu de pneumonia em 5 setembro aos 95 anos.


A atriz, nascida em Masae Aida em Yokohama, estava em recluso desde sua aposentadoria em 1962, e a notícia de sua morte só chegou ao público quando sua família recentemente fez o anúncio, como contou Agência de Notícias Kyodo do Japão na ultima quarta-feira.


Morre aos 95 Setsuko Hara

Hara apareceu em filmes de Tadashi Imai e Akira Kurosawa, mas ela e mais lembrada pelos papeis nas produções de Ozu.







Desde sua estreia em 1935 até sua aposentadoria repentina em 1962, ela esteve em mais de 100 filmes.


Entre eles, O Filho do Samurai uma co-produção germano-japonesa dirigido por Mansaku Itami e Arnold Fanck que foi idealizada para fortalecer os laços entre aliados em tempos de guerra. Os dois diretores concordaram muito pouco sobre como dirigir o filme, e por isso duas versões diferentes do mesmo filme foram liberadas, e nem uma das duas foi bem recebido pelo publico. Hara também apareceu em produções que serviam como propaganda para guerra.

Seu último papel principal veio na versão do conto clássico 47 Ronin  de Hiroshi Inagaki em 1962. Ela se aposentou para viver sozinha em Kamakura, uma antiga capital japonesa a cerca de 30 milhas de Tóquio, onde uma série de filmes de Ozu tinha sido concebidos e o lendário diretor foi sepultado.

Ignorando inúmeras ofertas para sair da aposentadoria, Hara foi raramente vista em público, e não foi vista mais, nem mesmo no funeral de  Yasujiro Ozu.