segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Podcast Post 045: Entrevistamos o Podcast Mais 1 Cast

Ola amigos, neste nosso projeto de apresentar ao mundo o trabalho de vários Podcasts descobrimos ideia ruins, ideias boas e ideias fantásticas, hoje vamos apresentar uma Ideia fantástica, um Podcast que uma primícia muito simples que consegue agradar a todos que descobrem o programa com vocês os amigos Riky e Diogo para o papo de hoje onde:



Entrevistamos o Podcast Mais 1 Cast


Nerdópole- Vocês vieram com proposta de ser apenas mais um cast, ou existem ambições muito maiores para o projeto?


Riky - Quando comecei a ouvir podcasts, eu costumava, a cada vez que encontrava um novo e assinava o feed, dizer que tinha encontrado “Mais um cast”. Isso em meados de 2009. Quando, em 2012, decidi criar o meu, achei que o melhor nome seria esse.


Nerdópole- Como vocês se conheceram? Todos já eram amigos ou se encontraram e com os mesmos interesses resolveram lançar o podcast?


Riky - Eu já conhecia o Diogo por meio de podcasts mesmo e já sabia que ele tinha o “feeling” de gravação, resolvi, então, convidá-lo para compor a equipe. O Rafa me foi apresentado por uma ouvinte num momento de desfalque da equipe anterior.


Nerdópole- É de se notar que que o tempo que cada programa dura é bem menos que a média dos podcasts brasileiros, como vocês decidiram o tempo de cada programa? Já foi pensado ou apenas aconteceu?


Riky - O Mais1Cast é um podcast que não segue muito as regras pré-definidas pelos “gurus podcastais”. Nossa intenção é fazer um programa divertido primeiramente para nós mesmos. Por isso não tem muita métrica. Basicamente gravamos uma conversa entre amigos e publicamos.


Entrevistamos o Podcast Mais 1 Cast


Nerdópole- Como é montada a pauta de cada programa? Vocês tem algum limite do que vão falar em cada programa ou quanto mais bizarro, melhor?


Riky - Na verdade, nossas “pautas” são notícias que, no começo, procurávamos pela Internet. Hoje muitos ouvintes nos mandam notícias para comentarmos. Quanto ao limite do que falar, tentamos ao máximo não ofender ninguém diretamente. Sempre rolam umas agulhadas, mas nunca recebemos uma reclamação ou processo. Então acho que ainda estamos dentro dos limites! *rs


Nerdópole- Sendo o Mais1Cast um programa de humor, qual é o diferencial do programa de vocês para outros podcasts de humor no Brasil?


Diogo -Não fazemos humor gratuito, filtramos nossas notícias com base na crítica do absurdo, uma maneira de ironizar os portais de notícias vazias em busca do esdrúxulo, o que claro, tratamos com humor, acredito que esse seja o nosso diferencial para os podcasts de humor aberto. Assim como quando fazemos sobre outros temas, pesquisamos antes de gravarmos sobre, falhas e sucessos.


Nerdópole- Gosto muito da qualidade de áudio do podcast, desde o começo do podcast, como vocês conseguem manter essa qualidade mesmo depois de alguns anos do primeiro cast?


Riky - Prezamos muito pela qualidade do áudio, até por isso fazemos as nossas gravações em trilhas separadas para evitar que o áudio de qualquer um da equipe seja comprometido por conta de conexão com a Internet. É um método meio recriminado na podosfera, mas continuamos preferindo assim já que temos alcançado algo próximo do que julgamos uma boa qualidade. Sempre tem o que melhorar, mas aos poucos chegamos lá!


Entrevistamos o Podcast Mais 1 Cast


Nerdópole- No episódio 47, vocês tentaram mudar o formato normal do podcast, a experiência foi positiva? Vocês vão fazer mais programas do tipo?


Riky - Sim! Já tínhamos a ideia de fazer, esporadicamente, um programa temático. Então, quando voltamos depois de uma pausa, trouxemos esse programa (47) com um teor um pouco mais crítico mas mesmo assim bem humorado. O feedback foi muito bom, tanto é que repetimos a experiência no episódio 49, onde falamos da morte das celebridades.


Nerdópole- Do episódio 41 para o 42, o Mais1Cast teve uma pausa de alguns meses, esse tempo vocês repensaram em continuar o projeto? O que mudou nesse período para vocês?


Riky - Jamais pensamos em abandonar o podcast, nos divertimos muito gravando. E acho que esse é um aspecto importante de qualquer programa, a equipe tem que se divertir fazendo-o. Nesse período de recesso, tivemos complicações com agendas e aí aproveitamos pra colocar o lado criativo pra trabalhar em prol de melhorar o podcast. Acho que conseguimos. Voltamos com uma nova proposta além da tradicional e com melhorias no áudio e edição do programa.


Nerdópole- O que vocês esperam para o futuro do podcast? Vão mudar o estilo ou o resultado está sendo realmente satisfatório?


Riky - Tudo na Internet está em constante transformação. Seja o comportamento do público consumidor de conteúdo ou no modo como se produz conteúdo e é preciso se adequar as mudanças. Por isso é difícil dizer que não mudaremos. Se sentirmos que nosso público quer ouvir uma coisa diferente no nosso programa, vamos fazer as mudanças que forem necessárias. O que com certeza não vai mudar é o modo como fazemos o nosso podcast. Nos vídeos do Youtube ou nos podcast, tem centenas de pessoas fazendo programas parecidos, com formatos parecidos, o que atrai o público para um ou para outro, é a abordagem, a opinião, o modo como cada um trata um assunto e ISSO não pode mudar.


Entrevistamos o Podcast Mais 1 Cast


Nerdópole- Qual a dica que vocês dariam para quem quer começar a gravar um podcast voltado para o humor? Ou é melhor que eles desistam, pois é algo realmente complicado, hehe?


Diogo -Pense muito antes de fazer humor, é perigoso, é preciso ponderar nas piadas e controlar indiretamente o que pode ir para o ar, houveram episódios que poderíamos perfeitamente ser processados se algumas coisas fossem ao ar. Outro ponto importante, não tenham medo de criticar, a crítica é importante e natural, sem ela as coisas não evoluem ou melhoram.


Riky - No mais, eu aconselho que façam, tirem do papel ou da ideia e executem. Humor é uma coisa quase visceral. Todos fazemos piadas num grupo de amigos, todos temos uma ideia diferente sobre algo que já foi dito. Apenas faça. Além de expor sua ideia para mais pessoas, é provável que você colabore para o crescimento do podcast como mídia.


Nerdópole- Alguma consideração final?


Mais1Cast- Sim! Quero agradecer muito a galera do Nerdópole pelo convite. Saibam que fiquei de fato muito feliz em poder deixar umas palavrinhas aqui. Gostaria de agradecer a toda a galera que ouve o Mais1Cast e a VOCÊ que vai lá no nosso blog agora ouvir nosso podcast. Você vai né? Se você curte saber de coisas que acontecem no mundo e que quase ninguém comenta e de quebra rir bastante, corre lá e dá o PLAY.


Valeu, Nerdópole! Abraços a todos.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário