WHAT'S NEW?
Loading...

Podcast Post 041: Entrevista com o Podcast Canal 42

Convidamos hoje Bruno Costa dos Cinéfilos, (e de vários outros incríveis projetos) para falar de sua mais nova empreitada, algo que consideramos mais Desafiador que tudo, Séries, porque muitas vezes é preciso assistir de 20 a 25 Episódios para fazer um programa ainda mais com um Podcast Semanal é preciso muita garra e coragem; com vocês:



Entrevista com o Podcast Canal 42


Membros:


Bruno Costa, Jurandir Filho e Ricardo Rente

Nerdópole- No meio de tanto podcast sobre séries, como que ocorreu o surgimento do Canal 42? Vocês achavam que os podcasts desse tema tinham algo faltando e resolveram começar mais um? Como foi esse processo?


Bruno Costa- O Canal 42 surge de uma evolução de projeto. O Jurandir que é apaixonado por séries, montou anteriormente um projeto chamado miniview, que tinha como premissa analisar cada episódio de várias séries por semana com apresentadores diferentes. A aceitação do público tinha sido ótima, porém o formato não conquistou de fato o grande público. Pensando sempre em melhorar, Jurandir Filho resolveu montar uma equipe de fato para avaliar as temporadas de cada série e assim surgiu o formato atual do Canal 42. Os outros podcasts de série, apesar de muito bons, parecia não cobrir todo o material que estava chegando das séries, foi pensando nisso que adotamos nosso formato atual e montamos juntos esse novo projeto.


NP- Como foi formado o trio principal do podcast? Já conversavam antes sobre séries e viram que rolava química para se gravar o podcast?


BC- O trio principal foi formado através de uma pesquisa e proximidade da equipe, Bruno e Jurandir já trabalhavam junto nas artes do Rapadura e 99 Vidas e o Ricardo já tinha gravado algumas vezes com Juras, o que ajudou na construção dessa equipe. A química nasceu com a gravação do piloto e as conversas diárias via Facebook.


20150824_090444


NP- Existe alguma prioridade sobre qual série vocês devem gravar ou já tem mais ou menos definidas as séries e temas que possam ser discutidos dentro do Canal 42?


BC- Temos pautas definidas até o fim do ano, ajustamos de acordo com o calendário e principalmente com as novas séries. Nossa ideia é tentar cobrir o maior número de séries possíveis. Com isso fechamos nossa agenda e tentamos ajustar caso aconteça algo inesperado.


NP- A ideia do Tábua do 42 veio de qual mente brilhante? Nos diga, qual é o critério definido para que uma série seja gravada nela?


BC- Foi o Jurandir durante um programa, ele simplesmente teve o estalo e jogou a ideia. O critério é que as 3 notas dos participantes tem que ser 5 estrelas.


NP- O site de vocês contém basicamente os programas lançados, com espaço para comentários, existe alguma exigência entre vocês de escreverem colunas ou matérias a respeito do mundo das séries ou o site é basicamente a vitrine dos podcasts?


BC- Não existe essa exigência, o site mantém os podcasts e os comentários dos nossos ouvintes.


20150824_090757


NP- Para que seja difundido o Canal 42, vocês utilizam as mídias sociais, mas somente elas garantem a audiência e a sobrevivência do Canal 42? Que outras maneiras existem de divulgar o trabalho de vocês fora desse âmbito?


BC- Usamos apenas as mídias sociais, focamos em deixar sempre atualizado e responder toda a galera direto por ali. Temos conseguido um belo resultado.


NP- Ultimamente eu estive acompanhando uma discussão sobre a qualidade dos podcasts sobre séries, reconheço que alguns mostram um certo despreparo na hora de finalizar o seu programa, as vezes começam a falar de um terceiro assunto, e muita gente não gosta disso. Você tem alguma opinião formada sobre essa polêmica?


BC- A preparação para os podcasts no Canal 42 é levada muito a sério e cada um de nós tem uma função super bem definida dentro do podcast. Entender essa dinâmica é que torna o cast divertido. Como temos pautas definidas para o ano todo, conseguimos ver ou rever as séries e estudar elas, o que nos dá muita margem de acerto e discussão.


NP- Particularmente, eu gosto de podcasts com duração mais curtas, mas quando o assunto é vasto e bem discutido, vale a pena deixar o programa com maior duração. Existe possibilidade de vocês falarem de uma série como Arquivo-X em apenas um programa do Canal 42?


BC- Seria um desafio...já fizemos um podcast de mais de 3 horas sobre GOT que teve uma quantidade de downloads absurda. Acredito que quando o assunto é bom e bem debatido, nossos ouvintes vão acompanham e curtem.


NP- Falar de uma ou mais temporada ou alguma série completa é bem interessante, o que você acha de podcasts que fazem reviews semanais de algumas séries?


BC- Acho que cada um tem sua proposta e existe espaço para todos os podcasts. Cada um tem que achar seu formato.


20150824_091130


NP- Algo que chamou a atenção foi a enquete se animes como Dragon Ball Z são séries ou não. Como são animes que possuem episódios semanais, não existem dúvidas, ao menos para mim que são sim séries. Existe a possibilidade de falarem de tokusatsus no Canal 42 ou ainda não irão abrir espaço para esse tipo de produção, além claro de séries de outros países como Tailândia e Coréia?


BC- Queremos e muito falar de Tokusatsus, principalmente pela nostalgia que iremos abordar. Temos uma mini pauta que estamos trabalhando tem algum tempo, será um belo episódio! Sobre séries de outros países, queremos abordar sim e temos planos de trazer séries latinas também e até novelas.


NP- Os formatos diferentes como o Isso daria uma ótima série ou séries renovadas e canceladas são interessantes, se o tema do podcast fosse apenas falar de séries o público cansaria ou daria para prosseguir sem isso?


BC- Queremos dar fôlego ao público para que eles assistam as séries que iremos debater e para isso devemos intercalar - e muito - os episódios e também nos dar a liberdade de falar sobre outros assuntos do mundo das séries. Queremos ainda fazer outros formatos de programa, estamos constantemente pensando em melhorar nosso produto e ouvimos muito os ouvintes. O tema série não cansa, tanto que tem gente pedindo TODO o dia cast para gente e indicando várias séries.


NP- Considerações Finais Amigo?



BC- Agradecemos o espaço para falar sobre o Canal 42 e nossa proposta, queremos convidar a todos que acessem nosso site Canal42.tv. Estamos ainda no começo e tem muitas séries que irão ganhar programas especiais no 42 e você pode ver nascendo, um projeto inicial e que conta com a ajuda dos nossos ouvintes!

Obrigado a você que acessa, curte e compartilha nosso conteúdo! Esperamos você no próximo 42! Até lá!